Posso carregar meu Carro Elétrico em casa?

Os carros elétricos estão crescendo de forma acelerada, fazendo parte do cotidiano das cidades e das pessoas. Pesquisas apontam um aumento de 19%  sobre as vendas totais de 2021 só no primeiro semestre de 2022. Contudo, a falta de infraestrutura pública de carregamento de carros elétricos é uma ponto que afeta a vida dos proprietários, gerando grandes dúvidas de onde recarregar o veículo. 

 

O caminho mais tranquilo é o carregamento doméstico, feito na própria casa do proprietário do carro elétrico. Através do avanço tecnológico em torno dos eletropostos e dos próprios veículos, a solução para a ansiedade de recarga urbana pode estar dentro de casa.

Carregador domiciliar

| Avanço tecnológico na Eletromobilidade

A preocupação com a autonomia dos modelos elétricos torna-se central para as montadoras, assim como para os consumidores, que rodam em média 40 km diários nos centros urbanos com acesso escasso aos eletropostos públicos. 

 

Os carros mais modernos possuem autonomia superior a 300km em uma única carga, ou seja, em uma rotina de grandes cidades, onde os motoristas percorrem pequenos trajetos, é possível dizer que em apenas uma recarga já se tem segurança por dias. 

 

Segundo um levantamento da General Motors, 90% dos proprietários de carros elétricos já recarregam seus veículos em casa ou no trabalho, otimizando o tempo em que o veículo passa estacionado.

 

| Tipos de Carregadores 

Carregadores de Emergência:

 

Esse tipo de carregador serve de suporte ao motorista, com uma corrente máxima de 8 ou 10 A e potência máxima de cerca de 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V. Em um veículo com uma bateria de 40 kW, por exemplo, uma carga completa levaria 20h ou 40h.  Pode ser conectado diretamente em uma tomada doméstica sem perigo de superaquecimento.

 

Carregador Portátil:

Os carregadores portáteis são ideais para quem busca flexibilidade para recarregar o veículo em múltiplos locais e para aqueles que não possuem condições elétricas necessárias para instalar uma unidade fixa em casa. 

 

Modelos com maior potência operam na tensão 220/380 V, suportando até 32A; para isso necessitam de uma tomada especial, como as industriais.

 

Carregador WallBox:

 

80% das recargas de veículos elétricos são feitas com um WallBox. Isso porque são os modelos mais rápidos e seguros disponíveis para instalação doméstica. 

 

 

O carregador residencial chega a 16 ou 32 A e pode ser instalado em tensões de 220/380 V, dependendo da disponibilidade da rede residencial. Contam com proteções específicas e uma instalação elétrica dedicada, oferecendo maior segurança para o equipamento; carro e imóvel.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *